Destaques
Agrodan proporciona curso que ensina a transformar a manga em diversos produtos
O evento contou com a participação de 20 pessoas que poderão transformar as habilidades adquiridas em renda extra para a família.
Um grupo de moradores da zona rural de Belém de São Francisco e região participou, nos dias 26, 27 e 28 de setembro, na Sede da Agrodan, de um curso para transformar a manga em diversos outros produtos. Algumas das receitas aprendidas foram geleias, chutney, sorvete e compota de manga e espetinho de manga com cobertura de chocolate. Além disso, puderam adquirir noções gerais sobre alimentos e alimentação, conhecendo os requisitos das Boas Práticas de Fabricação, como instalações industriais, higiene das áreas de processamento e higiene pessoal.
O curso, que teve como carga horária 24h divididas em 12 horas aulas teóricas e 12 horas práticas, foi ministrado pela Profa. Dra. Maria Inês Sucupira Maciel – Química, Mestre em Ciência de alimentos, pela Drexel University nos Estados Unidos, Doutora em Ciências biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especialista em Processamento e Conservação de Alimentos e Análise Sensorial de Alimentos. “Um curso desse tipo é muito importante para a comunidade, tanto pelo conhecimento geral sobre alimentação e higiene na preparação de alimentos, quanto pela geração de renda que pode ser obtida no futuro com a preparação e comercialização desses produtos”, enfatiza a professora.
O feedback das participantes foi bastante positivo desde a organização até a qualidade do curso. “Para mim foi muito bom, principalmente o cuidado dos profissionais. Os professores que vieram de fora sempre preocupados se estava faltando alguma coisa, buscando melhorias, então para mim foi bastante proveitoso. O fator nutricional foi algo que me impressionou, perguntei muito sobre a anemia, e elas passaram a importância da combinação de frutas com alguns tipos de alimentos que podem ajudar no combate a esta doença e eu, como Agente de Saúde, já estou utilizando isto na minha área” comenta a participante Norma, moradora da zona rural de Belém de São Francisco.
Os conhecimentos absorvidos no curso serão um diferencial na vida dos participantes, por meio da diversidade de produtos que poderão ser produzidos e vendidos com o sabor e qualidade da manga Agrodan. O turismo incentivado pela Rota da Manga, evento que oferece um passeio para conhecer a região e a maior produtora e exportadora de manga do Brasil, certamente será uma excelente oportunidade para “colocar a mão na massa”, ou melhor, na manga.
Leave a reply