Destaques
Embrapa promove curso de Manejo Integrado de Pragas da Mangueira para colaboradores da Agrodan
Treinamento traz atualizações e oportunidades de melhoria para a área do campo da empresa, buscando produtividade e resultados ainda maiores
“Investir no conhecimento do nosso público interno é a chave para crescermos aqui dentro”, afirma Eteilma Santos, coordenadora de Certificação na Agrodan. Foi seguindo essa linha que a empresa promoveu, em parceria com a Embrapa Semiárido, o Curso de Manejo Integrado de Pragas da Mangueira para os colaboradores da Agrodan que trabalham direta ou indiretamente com o manejo da fruta. O encontro foi realizado nos dias 18 e 19 de abril, na Fazenda Brandões, e contou com a participação de 37 pessoas.
O primeiro dia, voltado para a parte teórica, contou com abordagens de temas como a interação da praga na planta, níveis de danos, métodos de controle e manejo de resistência de defensivos agrícolas. Para Eduardo Ferraz, produtor de manga que participou do curso como convidado, o controle de pragas é fundamental para os resultados do setor. “Uma das coisas mais importantes desse treinamento é o grande aproveitamento que temos no campo. Quando controlamos as pragas da nossa área, também colaboramos com as produções de toda a região, reduzimos o nível de refugo e, consequentemente, melhoramos muito o percentual de frutas embaladas”, afirmou o Eduardo.
No segundo dia de curso, os colaboradores tiveram a oportunidade de colocar os conhecimentos em prática na própria Fazenda Brandões, realizando um treinamento de amostragem, estudo de paisagem agrícola e avaliando a eficiência do controle. O gerente geral das fazendas, Ézio Damião, reforçou que o primeiro passo para melhorar um processo é aprender a monitorá-lo. “É necessário gerenciar a produção para aumentar o rendimento e diminuir os custos. Controlando as pragas nossa equipe conseguirá uma plantação ainda mais saudável e, consequentemente, mangas com a qualidade que só a Agrodan possui”, finalizou o gerente.
Leave a reply