Destaques
Viveiro de mudas nativas é inaugurado na sede da Agrodan
O viveiro tem como objetivo reflorestar Áreas de Preservação Permanente (APPs) e reservas ambientais das fazendas para garantir um ecossistema equilibrado
Com capacidade de até 30 mil mudas de plantas nativas da caatinga, o viveiro da Agrodan foi inaugurado no dia 2 de agosto pelo diretor presidente, Paulo Dantas, equipe de Certificação e Meio Ambiente e convidados especiais. Um deles foi o Geovanio Monteiro, colaborador da fazenda Ilha Grande, que ganhou o concurso realizado em todas as unidades da empresa para escolher o nome do lugar, batizado como “Sertão Verde”. “Pensei no local onde trabalho, cercado pela natureza verde em meio ao sertão. Então foi fácil achar inspiração”, brinca Geovanio.
O projeto conta com a parceria da Agrovale, empresa localizada em Juazeiro (BA) e uma das maiores produtoras de açúcar, etanol e bioeletricidade do Nordeste, que doou mil mudas para iniciar a recuperação de áreas mais necessitadas da Agrodan. “Nossa empresa abre as portas para parceiros locais que buscam conservar e preservar os ecossistemas naturais. E para isso desenvolvemos a ação de cultivar e distribuir gratuitamente mudas nativas da caatinga em troca de relatórios que comprovem a utilização correta dessa doação”, comenta a coordenadora do departamento de Meio Ambiente, Thaisi Tavares.
De acordo com a coordenadora da Certificação, Eteilma Santos, existem muitas áreas que precisam ser recuperadas para manter o equilíbrio do nosso bioma. “O custo para adquirir 100% das mudas era inviável, então decidimos construir nosso próprio viveiro com um valor bem abaixo. A estrutura construída conta com sistema de irrigação e terá diversas espécies como Caraibeira, Ipê, Aroeira, Jatobá, Canafístula, Pereiro e Juazeiro”, explica Eteilma. A Agrodan pretende não só contribuir para o reflorestamento local, como também realizar atividades de educação ambiental e preservação do ecossistema.
Leave a reply